Raiva: A arte de esbravejar.

Posted 21:13 by R.a.c.k.y.s in Temas:
Existem dois tipos de raiva: A raiva que você faz as pessoas sentirem e a raiva que as pessoas fazem você sentir. Geralmente, quando você deixa alguém com raiva, intencionalmente, a coisa toma uma proporção divertida (claro, se você é do tipo sarcástica e ri por esse tipo de coisa). Porém, quando não é intencional, você se preocupa e tenta resolver a situação, ou simplesmente, deixa a poeira abaixar para tentar uma conversa amigável onde se possa esclarecer quaisquer equívocos.
Já a raiva que você sente, é ilógica. É sempre pior do que a raiva que você pensa o outro sentir. É sempre mais intensa, sempre mais doída, sempre mais louca, ou seja, o buraco é sempre mais embaixo. Algumas pessoas acumulam a raiva e estouram quando não a suportam mais. Outras, são a raiva em pessoa e que sacodem a bandeira de nunca levar desaforo para casa.
Na maioria dos casos, quando a raiva toma conta de você, te tira do sério em segundos e leva horas para permitir sua calma. O problema são as pessoas inconvenientes que parecem ter o dom de saber te irritar. Algumas, até, são doutoradas na arte e que por um simples existir, são capazes de provocar os mais horríveis dos sintomas.
O processo da raiva é, basicamente, o seguinte: Algo acontece, ou alguém fala algo que você indiscutivelmente reprova e discorda com todas as forças, ou toma uma atitude que te tira toda sua sanidade mental e pronto, seu mundo desmorona, está feita a merda. Em milésimos de segundos, seu corpo está domado por um sentimento de fúria, seu coração palpita aceleradamente a ponto de ouvi-lo e senti-lo querer sair pela boca, seu corpo tremula por inteiro e você sente uma extrema vontade de esbravejar com o mundo inteiro o seu incômodo corporal, seus pensamentos, seu real descontrole. Quem nunca sentiu isso?
Admiro quem consiga manter a calma em várias situações em que eu perdi o controle, e o tempo todo, mas acredito que, muito embora seja controverso e prejudicial aos nervos e ao coração, quem reprime sempre a raiva, quem engole muito sapo, quem naturalmente abaixa a cabeça sempre, além de infeliz, não sabe viver. Claramente não sou médica, nem sou a pessoa certa para escrever livros de auto-ajuda, apensas sou perita em sentir raiva. Tenho ciência que tudo em exagero faz mal, mas tem certas coisas que, devemos admitir, não dá (mais) para engolir. Aliás, quem muito engoliu sapo, sabe bem do que estou falando. Tem hora que cansa! Tem hora que a paciência já não ajuda, que a pessoa não colabora e que a convivência só dificulta. 
Por isso sou a favor de esbravejar saudavelmente. Sou a favor de barraco, de gritaria, de xingamento, porque não sou ninguém para medir o nível de raiva de ninguém. Sou, sim, a favor de expor seu pensamento, sua opinião, sua vontade, de vez em quando. Só não sou a favor de tapas, socos, chutes e pontapés, nem muito menos de morte. Mas, o que admiro, com toda certeza do mundo, é o equilíbrio e a capacidade de dar respostas que tiram qualquer pessoa do seu norte. Falas ríspidas, curtas e grossas dão um show à qualquer explosão de raiva. Podem até achar incoerente, mas esse lance de "senta e conversa"  e "abra um sorriso parar o seu inimigo" nem sempre dá certo, porque santinho, meu amigo, só se fode. 
Então, quando for estourar, se permita sentir. Porque é sentido que a gente encontra a capacidade de atacar e defender nossas ideias. Às vezes, é preciso que as pessoas percebam o quão determinada fala e/ou atitude te revolta, ainda mais se ambas não conseguem conversar uma com a outra. E não estranhe isso, simplesmente, tem santo e gênio que nunca vão "bater", tem gente que por mais que você fale, nunca vai entender, seja ela colega, ou mesmo familiar. E, ainda, tem aquelas que se alimentam de te ver esbravejar. Então, estude a pessoa antes, esbraveje se necessário. E, se for o caso, curta a calmaria pós desabafo. Porque mais vale você satisfeita consigo mesma, do que não se permitir soltar a repressão que te amargura dia após dia. Tô mentindo?
E, só para constar... homens, se alguma mulher estiver com raiva perto de vocês, nunca peçam "calma" e deixem ela se acalmar sozinha, porque ficar em cima e pedir calma só aumenta o nervosismo, só faz piorar, e não ajuda. Obs: O quadro toma proporções drásticas se ela estiver de TPM. Segue o conselho... 


0 comment(s) to... “Raiva: A arte de esbravejar.”

0 comentários:

Postar um comentário

SEGUIDORES CRÍTICOS

Veja também:

Professora: Mode On
Diário pessoal de uma professora recém-formada e admitida, contando os seus acertos e os seus tropeços.
Mil Maneiras: Estimulação Pedagógica
Um espaço que tem como objetivo ajudar estudantes que estão encontrando dificuldades na escola ou que possuem um distúrbio de aprendizagem.
Diretório de Sites
Diretório organizado do melhores sites do Brasil de forma a facilitar a busca do internauta brasileiro por links de sites com qualidade e rapidez.